Este Blog tem o objetivo de apresentar registros

fotográficos e comentários sobre corridas de rua.



Inscrições a partir de 15 de MAIO - http://corre10.ne10.uol.com.br

Inscrições a partir de 15 de SETEMBRO - http://corre10.ne10.uol.com.br

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ULTRAMARATONA 300 km – CAPÍTULO 1

Às vezes, no trabalho, encontro algumas pessoas que gostam de falar de esportes. Mas, na maioria das vezes, sinto-me um ET quando falo de corridas de rua e/ou ultramaratonas.  Tenho a impressão que algumas pessoas consideram isso uma maluquice. Mas compreendo perfeitamente que esse é um assunto muito estranho e chato para quem não gosta de correr.

Assim, ter a companhia da ACORJA para correr muitos quilômetros e conversar sobre o assunto é um dos principais patrimônios que possuo atualmente. A minha vida fica mais feliz e suave. A semana de trabalho passa mais rápido quando sonho com o longão de sábado...

Agora, imagine reunir 65 pessoas de vários Estados do Brasil para correr 300 km pelas estradas da região Nordeste. Um encontro de malucos? Não! Um encontro de pessoas especiais, felizes, guerreiras e que gostam de desafios.  Foi isso o que aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro de 2011, a Ultramaratona de Revezamento 300 km entre as cidades de Aracaju (Sergipe) e Maceió (Alagoas).  A ideia dessa ultra é que as equipes compostas por cinco atletas corressem alternadamente 300 km durante dois dias. Cada atleta ficaria responsável por quatro trechos de 15 km, totalizando 60 km. Treze equipes toparam o desafio: Os Ultras, Magnun Runners, Loucos do Asfalto, Relâmpago (Recife/PE), CJaguar, BeneRunners (Jaboatão dos Guararapes/PE), SóCanelas e BSB Parque (Brasília/DF), SóCorro Armazém, Devagar e Sempre, Pé no Chão, Passo no Futuro (Maceió/AL), Selva Adventure e Norcon (Aracaju/SE).  

Juntamente com Lula Holanda, presidente da ACORJA, e Almir Duarte, participei da organização da ultra e pude acompanhar os desdobramentos dessa corrida. Esse ano foi elaborado um MANUAL TÉCNICO da prova com as regras, mapas dos trechos e fotos de todos os postos de revezamento. Cada equipe recebeu um exemplar.

Nesse blog, as fotos e os relatos da ultramaratona serão divididos em quatro capítulos (posts).

Sábado, 26 de novembro de 2011 (manhã)
A largada da Ultramaratona de Revezamento 300 km aconteceu em frente aos Arcos da Orla de Atalaia (Aracaju/SE), às 05 horas da madrugada. Antes da largada, uma foto com todos os atletas que participaram desse desafio.



No Farol da Praia de Atalaia, consegui flagrar Amanda Brito (LOUCOS DO ASFALTO) em alta velocidade. Antes de ser a Doutora mais 0800, Amanda é uma pessoa muito simpática e querida no seio da ACORJA.

Em menos de uma hora de prova a disputa entre as equipes PASSO NO FUTURO e CJAGUAR já prometia fortes emoções.
O Mercado Municipal  Albano Franco serviu de local para as diversas equipes iniciarem o apoio aos seus atletas. Abaixo, Bomfim auxiliando Pedro (SÓCANELAS E BSB PARQUE) com a hidratação.

A primeiro ponto de transição era em Barra dos Coqueiros, próximo ao Posto da Polícia Militar. Farley (SELVA ADVENTURE) estava no aquecimento, aguardando Wagner passar a pulseira no ponto de transição.


Juliana Job já estava no clima da competição e foi ao encontro de Almir Duarte (OS ULTRAS) para dar apoio moral no momento da sua chegada, em Barra dos Coqueiros.
Wagner, da equipe SELVA ADVENTURE, deu um show de velocidade e chegou voando baixo no posto de transição.

Maivan (SÓCORRO ARMAZÉM)
Bomfim e Samuel (SÓ CANELAS/BSB PARQUE) definindo as estratégias da equipe para enfrentar os muitos quilômetros do primeiro dia de prova.
O sol já estava forte às 7 horas da manhã, mas Marco Gelinho (MAGNUN RUNNERS) ignorou completamente o calor e sentou a bota nos quilômetros finais do seu trecho.

Samuel (SÓ CANELAS/BSB PARQUE)
Esse é Rafael da equipe SÓCORRO ARMAZÉM, criatura fantástica e que me inspirou a correr um trecho da prova. Essa história eu vou contar mais adiante.




Rafael (SÓCORRO ARMAZÉM)





Nas dunas da Praia de Japaratuba, eu aguardava os atletas naquela linda paisagem na tentativa de fazer boas imagens. (foto: LULA HOLANDA)
GILMAR FARIAS
Silvestre (SÓ CANELAS/ BSB PARQUE)  é uma dessas pessoas iluminadas, cheia de energia e excelente astral. Adorei essa equipe de Brasília!

Uma das coisas que mais valeu a pena nessa corrida foi ter conhecido Itamar (SÓCORRO ARMAZÉM). Corredor experiente de Maceió, ele nos ajudou com a organização da chegada na praia de Ponta Verde. Mas tudo isso é menos importante que o seu jeito manso de falar, sua habilidade de escutar as pessoas e o seu sorriso sempre presente. No meu coração, o sentimento é de uma grande amizade. Itamar, um grande e fraterno abraço!  
Levi (OS ULTRAS) já avisava que estava com sede e que queria água a cada dois quilômetros. Ele ganhou água, o carinho de Lula e o incentivo da equipe.




Itamar (SÓCORRO ARMAZÉM) cruzando a ponte do Rio Japaratuba (Sergipe/SE).





Peguei carona no carro da equipe OS ULTRAS até a entrada da cidade de Pirambu (SE) e vi algumas equipes na maior vibração durante a transição dos atletas.
A partir do trevo de Pirambu (SE), foi possível assistir uma disputa acirrada pela liderança do trecho entre Juliana Job (OS ULTRAS) e Déborah Feiden (SÓCORRO ARMAZÉM). A cada ladeira elas alternavam a liderança numa disputa de arrepiar. Quem ganhou o embate? Isso é menos importante diante da coragem dessas mulheres de enfrentar as quilométricas ladeiras desse trecho e o calor do asfalto. As duas são campeãs!











Cristiano Cupira (MAGNUN RUNNERS) é o recordista nacional solo de quilometragem. Em quatro dias ele fez 482km entre Natal (RN) e Cupira (PE). A sua presença nessa competição nos honra. Cristiano, você tem o nosso respeito e admiração.




Lula Holanda (OS ULTRAS) recebeu a pulseira de Juliana Job e saiu rapidamente em direção à Japaratuba (SE), onde invadiu as ruas da cidade em pleno dia de feira.




Em Japaratuba (SE), uma criança viu Lula correndo e gritou: Ôxe, minha vó corre de costas mais rápido do que você!". Lula escutou, sorriu e disparou até o posto BR na entrada de Carmópolis.

Na entrada de Carmópolis (SE) foi iniciada a segunda etapa do primeiro dia de competição.


14 comentários:

  1. Vocês são um orgulho para os corredores do Brasil!!!
    Muito bom fazer parte da Acorja.
    Parabéns a todos os participantes
    Gilmar, mais uma vez vc arrasou na cobertura da prova

    ResponderExcluir
  2. Fico olhando essas fotos e lembrando de cada trecho desse, a uniao e convivio com a minha equipe me ensinou muito!
    To muito feliz em ter participado, MAIS feliz ainda em ter terminado e ENORMEMENTE emocionado de estar fazendo as contas de qntos dias faltam para o proximo desafio !!

    Muito grato a ACORJA por proporcionar momentos assim na vida de todos os membros de minha equipe !!

    ResponderExcluir
  3. Ô Gilmar, difícil não se emocioanr ao ler esse relato.
    Vai judiar e colocar um capítulo por semana? Para todas as equipes, parabéns.
    A vontade de conhecer cada um ficou ainda mais forte, que 2012 chegue logo!

    Cara ... não acredito que o pequeno tirou sarro do Lula, que abuuuuuso! hahaha

    As fotos estão lindíssimas!

    ResponderExcluir
  4. Sensacional, emocionante, maravilhoso, imperdível e indescritível cada passada, cada metro conquistado pelas pistas das cidades do litoral Sergipano e Alagoano, vendo aos poucos cada foto, me dá uma sensação que estou vivenciando cada momento que novamente.
    É incrível a o que estou sentido neste momento, emoções; vontade de gritar, chorar já estou derramando algumas lágrimas, porque lembro da dureza que enfretamos com o nosso rei o SOL, por volta das 10h até 11h era justamente os meus primeiros trechos a cada dia. Participei da equipe OS ULTRAS: Almir, Levi, Juliana e Pâmela e como apoio o nosso Amigos Gilmar o fotografo e que consegue com suas lentes fazer maravilha e nosso motorista e apoio Fred que ficou fascinado e pediu um par teinis e correu ao lado das atletas Juliana e Pâmela, sem este apoio jamais consegueriamos concluir o nosso objetivo, obrigado amigos pelo carinho e dedicação que vocês despreenderam.
    Ai amigos com foi maravilhoso, fazer amigos de outros estados e entender cada UM com seu jeito SER. Creiam amo CORRER e o Senhor permitiu este presente em nossas vidas.
    Aos 65 Gladiadores que participaram deste desafio, meus parabéns independente de tempo ou colocação, o importante é sabermos que conseguimos com muita garra e dedicação concluirmos o nosso objetivo maior, que era completar os 300Km.
    Nos perdoem pelas falhas que ocorreram, mas acreditem que tudo que fizemos foi com muito AMOR E CARINHO, sabe porque? CORRER ESTÁ EM NOSSO SANGUE!!!
    VALEU CAMPEÕES!!!
    Vocês são verdadeiros GLADIADORES do ASFALTO.
    Amo vocês!!!

    ResponderExcluir
  5. Gilmar,

    Para mim essa Ultramaratona, minha primeira, foi uma experiência catártica individualmente e de bem-aventurança coletiva!

    Sinto que as sensações vivenciadas nesse desafio foram tão marcantes que, num processo de cicatrização, estão criando de forma indelével mais fluxo de vida e suas maravilhosas conseqüências.

    Em virtude disso, fica evidente a importância desses lindos registros e relatos seus! Muito obrigado!

    Além disso, não sei como retribuir a dedicação de Lula, Almir, sua e de quem contribuiu na organização. Agradeço novamente.

    Por fim, a gratidão à minha equipe e todas as equipes que fizeram acontecer esse momento fantástico.

    Abraços,
    Marcos Gelinho.

    ResponderExcluir
  6. @Gilmar, eu imaginava ter retornado à Brasília renovado com essa energia magistral que vocês da Coordenação da Prova e os integrantes das demais 12 Equipes nos passaram no decorrer do sábado e domingo, agora... me emocionei muito lendo os capítulos dessa indescritível Ultramaratona de Revezamento 300 Km Aracaju - Maceió. @ Lula, realmente esse garoto é ouro!!!

    ResponderExcluir
  7. Amigos, que maravilha de desafio. Gilmar que bela documentação. Não direi que é inveja, mas é orgulho de dizer: Eu faço parte dessa turma e estes são meus amigos.
    Afonso.

    ResponderExcluir
  8. Gilmar,
    Sensacional! maravilhoso! estupendo! faltam adjetivos para descrever o que penso dessa competição de raiz, de gente que gosta de gente e de corrida. Isso é bom demais! As fotos estão lindíssimas também!
    Nos vemos no sábado, amigo!
    grande abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. kkkkkk
    ri demais nesse finalzinho, com a história da vó que de costas corre mais rápido que o Lula! que moleque atrevido! kkkkkkkkkkkk

    e Ju e Déborah? que disputa incrível!

    tava doida pra ler o relato, mas cadê o tempo?! rsrsrs
    hoje, enquanto colocava roupa na máquina, quase que ligo pra você, Gilmar, porque não tava mais aguentando de curiosidade! rsrsrsrs
    mas não quis ligar e estragar o suspense de ler e ver tudo com todos os detalhes;)

    muito bacana a cobertura que vocês fizeram da prova!
    êta que deu uma vontade de estar lá na estrada com vocês!
    vou ter que dar um jeito de fazer no ano que vem!

    agora vou correndo ler o segundo cápítulo;)

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Excelente e maravilhoso relembrar essa corrida que vai ficar na minha memória.

    Lula e Gilmar estão de parabéns oportunizar essa maravilha.

    Roberto Barros e equipe Pé no Chão.

    ResponderExcluir
  11. É com muita emoção e grande satisfação que tenho a honra de dizer: eu participei.
    Antes de tudo começar era apenas um sonho, que aos poucos foi virando realidade, até chegar o grande dia, no inicio algumas reuniões descontraídas em um clima muito bom de amizade e respeito, até que conseguimos chegar a um consenso do nome da equipe que seria a SóCorro Armazenn, escrita desse jeito mesmo. Daí para frente foi só alegria, no dia da viagem estava muito ansioso como nunca antes em nenhuma outra corrida, nem mesmo em minha primeira maratona, e olha que nesse dia foi pauleira. Quando chegamos a Aracaju para Ultra da Acorja fomos ultra bem recebidos na casa do nosso amigo Jackson, e no dia da corrida as 4:15 já estávamos todos no carro em direção a largada, essa que iria ser feita por mim na equipe, eu estava me sentindo mau por causa da ansiedade e comida (pra variar comi mais do que devia antes da corrida), comecei a correr na hora certinha, e lá estamos nós equipe toda montada e apostas, começou a emoção! O primeiro trecho foi maravilhoso se não fosse a embolo estomacal, mais no final tudo deu certo. Segundo trecho na BR, esse foi pauleira mais encarei com todo respeito, terceiro trecho foi um stress só, pois estava com pressão e com falta de concentração, e ainda mais teve o problema na largada a qual estava a mais de 1km distância e mandaram voltar, somando tudo após a relargada e 10 minutos depois, a única certeza que tinha é que eu estava mau, e resultado no km3 coloquei boa parte do que tinha no estomago para fora e de uma vez só, foi nesse momento que falei para mim mesmo que tinha que reagir, e foi o que fiz, contrariando todas as regras de nutrição e da física minhas pernas aceleraram e fui dominado por uma euforia fora do normal, consegui ultrapassar dois oponentes e finalizei esse trecho numa boa, o quarto e último trecho foi o mais difícil pois estava completamente exausto com tudo e o sol e ladeiras iriam mexer com meu cérebro, pois bem chegou a hora e fui enfrente, consegui terminar não sei como, deixei de cair umas 3 vezes pois minhas pernas não faziam o que a cabeça mandava e a fortes dores estavam a flor do músculo...

    ResponderExcluir
  12. ...Posso afirmar com toda convicção que após esses três dias de aventura e superação que foi a ultra maratona de revezamento 300km de Aracaju x Maceió, foi um marco muito grande em minha vida e em minha visão de ver as pessoas como realmente elas são, pois o que é uma tolice para mim pode ser uma catástrofe para outros e vice-versa, posso afirmar que após uma corrida como essa nós seres humanos e de bom coração, crescemos muito em relação aos bons princípios humanos, aprendi mais a respeitar os mais velhos e saber escutar a todos, pois de quem menos esperamos vem o pulo do gato em sabedoria, gostaria aqui a agradecer a alguns incentivadores e com certeza determinadores por mais essa conquista, em especial vai para nosso apoio o Sr. Jackson que em momento algum se mostrou frágil e cansado (coisa que eu sabia que ele estava), ao grande companheiro Rafael esse sim é o cara, sinônimo de carisma e bem estar, embora eu saiba que ele é um cara agitado se mostrou bastante tranquilo (ou quase) em certos momentos que pensei que fosse estourar, contrariou meu pensamento, e fez tudo como tinha que ser feito, ao meu mais novo amigo Itamar Felipe esse é a voz e o corredor experiente, obrigado por me mostrar em varias fases da corrida o que é o certo e o que é o errado, pode ter certeza que aprendi, e como dizia meu saudoso pai a mim: vai enfrente pois a segunda chance é toda sua, a minha querida professora e agora muito mais amiga Deborah Feiden por me mostrar como se faz os limites em nossas mentes e como superá-los também, ao Grande Amigo Jr que nos ajudou por demais, sempre no meio termo do sano e insano o cara é simplesmente perfeito, valeu grande Jr, sempre superando as expectativas. Gostaria de agradecer também a algumas pessoas que ficaram marcadas nessa corrida, eu nosso amigo Frade, que do nada veio falar comigo e me passar informações valiosas sobre respeito e consideração, e foi em um momento que ele nem sabia, mas eu estava era precisando daquelas palavras mesmo, ao nosso amigo Gilmar que consegui relatar em pixels algumas de nossas mais profundas emoções, sem contar com seu carisma e alegria o tempo todo, a nosso amigo Lula que desde sempre se mostrou um cara bom que demais, e pude comprovar isso na pratica pois não deixou se abater em nada e sempre com o “vamos lá” e o abraço amigo, obrigado mesmo de coração, cara você e a corrida me fez chorar (de muiiita alegria mesmo), gostaria de agradecer a todas as equipe e a todos os amigos companheiros que ganhei, foi muito emocionante compartilhar com todos vocês esses momentos especiais em minha vida e na vida de todos, simmmmmmmmm como poderia esquecer, isso seria uma grande falha, um dos momentos mais belos que tive durante toda a corrida foi o semblante de concentração e determinação da Juliana Job em seu trecho de ladeira (fiou fotografado em minha mente, e pode ter a certeza que em momentos de dureza essa foto eu vou lembrar) junto com nossa amiga Deborah Feiden, rapaz aquilo é que é força de vontade e de paixão, por isso eu falei Ju que sou seu fã desde então. E podem ter a certeza que nunca me esquecerei de nenhuma de vocês, e sempre estarei com todo gás e disposição para ajudá-los no que for preciso...

    ResponderExcluir
  13. ... Desde agora desejo um bom e saudável descanso de fim de ano a todos e maravilhosos treinos e ótimas corridas, e não se esqueçam de mim, sempre que tiver corridas em seus estados me avisem (mmaivan@gmail.com ou MSN maivan1@hotmail.com).
    Tenham todos um maravilhoso fim de ano e um Natal cheio de amor e paz, pois como diz um cara “o resto a gente CORRE atrás”.
    Obrigado Equipe SóCorro Armazzen!!!

    ResponderExcluir
  14. Ola Gilmar, me desculpa pela demoara em vir aqui pretigiar este belíssimo desafio dos 300km, mas a correria é um pouco grande por aqui. Principalmente em final de ano. hehe

    Parabéns pra todos os atletas que fizeram bonito neste desafio.

    Aproveito também para dizer que foi um prazer te conhecer pessoalmente lá em BH na Volta da Pampulha.
    Um grande abraço e sucesso a você e a Acorja.


    tutta/BALEIAS/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir